Atualizado em Fev/2013

Atualizado em Fev/2013

Pag 02 - Continuação...

A evolução das pinturas ao longo dos anos.

Quando foram adquiridas, as GPs tiveram o seu padrão de pintura de fábrica mantidos pela EFA.
Vermelho predominante com faixa lateral em tom alaranjado com contorno tendendo para o amarelo.


Logo na fundação da FEPASA em 1971, a então nova estatal mudou o padrão das cores.
Azul predominante com faixa branca que envolvia toda a locomotiva.

Logo em seguida, ainda nos anos 70 a FEPASA adotou um novo padrão de cores.
Novamente o vermelho era predominante com faixas brancas envolvendo a frente e trazeira e o logo da empresa nas laterais.

Já nos anos 90, a cor branca ( que mais parecia com um cinza claro) com faixas em preto e vermelho,  veio para encerrar a era FEPASA. Apenas 3 delas receberam a pintura. (7004 - 7007 - 7009)

Atualmente, apenas duas delas conseguiram sobreviver ao abandono e ao descaso (7007 - 7010), as duas gp-18 que ainda rodam, estão em poder da ALL que as usa para fazer manutenção na via permanente e estão pintadas nas cores da empresa.

Lamentavelmente as demais GPs estão todas sucateadas e espalhadas por aí fora. 
Praticamente não há como recuperar nenhuma delas. A grande maioria está enfileirada na estação de Araraquara e em estado lamentável de conservação.
Final triste para uma geração de locomotivas que fez história no Brasil.

     Nº locomotiva,  Local onde está e  Estado atual das locomotivas.      
 7001 Campinas......................Sucateada 
 7002 Desconhecido..........Desconhecido 
 7003 Estação de araraquara...Sucateada 
 7004 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7005 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7006 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7007 Operando ....................Operando 
 7008 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7009 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7010 Operando ....................Operando 
 7011 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7012 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7013 Jundiaí .........................Sucateada 
 7014 Jundiaí .........................Sucateada 
 7015 Campinas......................Sucateada 
 7016 Estação de araraquara ..Sucateada 
 7017 Oficinas de araraquara .....Baixada





Características técnicas das GP-9L / GP-18
Peso total
112.470 kg (máximo)
Motor diesel
16 cilindros, 567cc,
aspiração normal
Potência para tração
1.750 HP
Motor de tração
D-47 B (GM)
Gerador de tração
D-22 (GM)
Relação de engrenagens
62:15