A evolução das pinturas ao longo dos anos.
Quando foram adquiridas, as GPs tiveram o seu padrão de pintura de fábrica mantidos pela EFA.
Vermelho predominante com faixa lateral em tom alaranjado com contorno tendendo para o amarelo.
Logo na fundação da FEPASA em 1971, a então nova estatal mudou o padrão das cores.
Azul predominante com faixa branca que envolvia toda a locomotiva.
Logo em seguida, ainda nos anos 70 a FEPASA adotou um novo padrão de cores.
Novamente o vermelho era predominante com faixas brancas envolvendo a frente e trazeira e o logo da empresa nas laterais.
Já nos anos 90, a cor branca ( que mais parecia com um cinza claro) com faixas em preto e vermelho, veio para encerrar a era FEPASA. Apenas 3 delas receberam a pintura. (7004 - 7007 - 7009)
Atualmente, apenas duas delas conseguiram sobreviver ao abandono e ao descaso (7007 - 7010), as duas gp-18 que ainda rodam, estão em poder da ALL que as usa para fazer manutenção na via permanente e estão pintadas nas cores da empresa.
Lamentavelmente as demais GPs estão todas sucateadas e espalhadas por aí fora.
Praticamente não há como recuperar nenhuma delas. A grande maioria está enfileirada na estação de Araraquara e em estado lamentável de conservação.
Final triste para uma geração de locomotivas que fez história no Brasil.
Nº locomotiva, Local onde está e Estado atual das locomotivas.
7001 Campinas......................Sucateada
7002 Desconhecido..........Desconhecido
7003 Estação de araraquara...Sucateada
7004 Estação de araraquara ..Sucateada
7005 Estação de araraquara ..Sucateada
7006 Estação de araraquara ..Sucateada
7007 Operando ....................Operando
7008 Estação de araraquara ..Sucateada
7009 Estação de araraquara ..Sucateada
7010 Operando ....................Operando
7011 Estação de araraquara ..Sucateada
7012 Estação de araraquara ..Sucateada
7013 Jundiaí .........................Sucateada
7014 Jundiaí .........................Sucateada
7015 Campinas......................Sucateada
7016 Estação de araraquara ..Sucateada
7017 Oficinas de araraquara .....Baixada
Peso total |
112.470 kg (máximo)
|
16 cilindros, 567cc,
aspiração normal | |
Potência para tração |
1.750 HP
|
Motor de tração |
D-47 B (GM)
|
Gerador de tração |
D-22 (GM)
|
Relação de engrenagens |
62:15
|